Gesto Preparatório
Um maestro dá um sinal aos músicos antes de eles começarem a tocar. Usaremos o termo gesto preparatório para este efeito. Em inglês, é muitas vezes designado de upbeat, mas dependendo do tempo do compasso em que a música começa, o gesto preparatório pode não ser um movimento para cima! À medida que o curso avança, aprenderá como o gesto preparatório pode transmitir uma grande quantidade de informações sobre como os músicos devem tocar, mas por agora vamos começar por lhe mostrar quando tocar.
Consulte a Atividade 1, Gesto preparatório.
A maioria de nós aprende como fazer isto numa fase tão inicial do nosso desenvolvimento musical que achamos que se torna difícil responder a esta pergunta. De certa forma, é muito óbvio, mas vamos começar com o básico.
O maestro dá um impulso, a partir do qual os nossos cérebros calculam quando, e a que velocidade, devemos tocar. Os aspetos fundamentais são os seguintes:
(a) o gesto precisa de conter um impulso ativo, geralmente bem antes de se pretender que o som apareça
(b) o gesto deve começar e terminar no mesmo lugar
(c) o gesto deve acelerar em direção ao ponto em que se pretende que o som surja
Uma boa maneira de imaginar isto é fazer saltar uma bola de ténis no chão. Claro que podemos fazer saltar a bola com energia variada e, dessa forma, estamos já a começar a pensar no volume e na articulação com que os músicos devem tocar .
Gesto Preparatório – atividade 1
(reserve 1 a 2 minutos para esta atividade)
Pense na sua experiência enquanto instrumentista ou cantor a trabalhar com um maestro. Em que momento sabe exatamente quando deve produzir um som?
As suas respostas a esta pergunta irão variar em função do seu instrumento ou de ser um cantor. Pode, por exemplo, perceber em que momento deve respirar, levantar e/ou baixar um arco, macete, baqueta ou mover as suas mãos. Todas estas ações têm tempos de preparação diferentes, pelo que as suas percepções serão ligeiramente diferentes.
Gesto Preparatório – atividade 2
(reserve cerca de 5 minutos para esta atividade, ou o tempo que lhe pareça natural)
Assista a este vídeo em que um maestro demonstra um gesto preparatório. Depois pratique fazer o mesmo. Poderá colocar-se em frente a um espelho para verificar se as suas ações estão corretas.
Dicas úteis
Neste exercício, verifique se há
- Movimento linear e controlado.
- Movimento de braços vertical descendente e linear.