1.5.1 Usar os Braços Corretamente

Usar os Braços Corretamente

Dediquemos um pouco de tempo a explorar em mais detalhe as diferentes partes do nosso braço  que podemos mover quando estamos a dirigir. As três articulações ou dobradiças são punho,  cotovelo e ombro. Se estivermos a usar uma batuta, também podemos criar movimento na ponta da  batuta movendo apenas os nossos dedos. Quais usamos e como elas se interrelacionam é crucial.  Pode pensar nelas como mudanças de velocidades de um carro ou bicicleta. Se estiver a usar apenas  o pulso, o gesto será pequeno e focado. Pode ser enérgico, ao mesmo tempo que é leve e, portanto, é bom para o staccato. O cotovelo e o ombro devem estar estáticos. 

Usar o cotovelo aumentará o tamanho do gesto e permitirá muito mais movimento horizontal. É útil  para o legato ou para mostrar impulsos fortes combinados com movimentos fluentes. O pulso deve  ter alguma flexibilidade, mas não demasiado ou a batida será demasiado solta. 

Usar o ombro aumenta novamente o tamanho potencial do gesto. À medida que o tamanho do  gesto aumenta, a velocidade com que o seu braço se move também precisa de aumentar para  manter o mesmo ritmo. Isto parece ser muito óbvio, mas é mesmo importante lembrar! 

Trabalhe as atividades 1 “Dos Gestos Pequenos aos Grandes” e 2 “Verificar os seus Movimentos”. 

Dos Gestos Pequenos aos Grandes  

(reserve cerca de 5 minutos para esta atividade)

Coloque um metrónomo a 120 batimentos por minuto e tente dirigir com um gesto muito pequeno. Mantenha esse ritmo e deixe o seu gesto ficar cada vez maior. O que acontece? 

Repare como vai sendo cada vez mais difícil fazer esta ação com precisão, sem mencionar o quão  cansativo se torna. Se o seu cérebro se está a concentrar tanto no que está a fazer, fica com menos  células cerebrais para escutar! Pequeno é bom. 

Verificar os seus Movimentos 

(reserve cerca de 10 minutos para esta atividade)

Assista a este vídeo que mostra um exercício que pode fazer para praticar o movimento através do uso das articulações e dar-se conta da articulação que, a cada momento, está a ser usada. Depois  tente fazer o mesmo.

Scroll to Top