Experiência
Experiência não garante credibilidade, mas ajuda. É claro que só poderá ganhar experiência como maestro dirigindo, por isso é lógico que inicialmente possa haver aqui um certo défice. No entanto, mesmo que as oportunidades de realmente dirigir sejam limitadas, é possível ganhar experiência útil e relevante tocando em orquestras ou agrupamentos de melhor nível em que lhe seja possível e assistindo aos ensaios como observador.
Maxwell estabelece uma forte relação entre Experiência e Intuição. Quanto mais experiência tiver, mais forte será a sua intuição, e isso permite que desenvolva a capacidade de tomar boas decisões com antecedência.
No mundo da orquestra profissional, jovens maestros ganham experiência trabalhando como “Maestro Assistente” para maestros com experiência comprovada que os orientam. Às vezes é uma posição oficial, com um jovem maestro a ser nomeado para uma posição de 2 anos com uma Orquestra após um processo de audição, mas geralmente é muito mais informal. Poderá considerar abordar maestros que conhece e perguntar se pode “ajudar” com as suas Orquestras, Bandas ou Coros.
Atividade: O Papel de um Maestro Assistente
(reserve cerca de 10 minutos para esta atividade)
Assista a este breve vídeo de 2015, onde Alpesh Chauhan fala sobre o seu papel como Maestro Assistente da Orquestra Sinfónica da Cidade de Birmingham. Cinco anos depois, Alpesh é o maestro principal da Filarmonica Arturo Toscanini em Parma, Diretor Musical da Birmingham Opera Company e Maestro associado da Orquestra Sinfónica Escocesa da BBC!
O que pode aprender com a experiência dele?