2.1 Planeie o Seu Ensaio

Planeie o Seu Ensaio

Normalmente, o maestro decidirá qual a música a ensaiar, por que ordem e por quanto tempo. Há dois fatores importantes a serem considerados ao tomar estas decisões: pessoal e tempo. 

O primeiro fator a considerar é se todos os elementos do agrupamento tocam em todas as peças a serem ensaiadas. Na maioria das Bandas e Coros, estão todos normalmente envolvidos no programa  completo, mas com muita da música orquestral haverá frequentemente sopros, metais, percussão, harpas, celesta, etc. que não estão em algumas peças ou andamentos. Por vezes será impossível  satisfazer todos, mas pense nisso quando decidir a ordem do ensaio – os seus músicos irão respeitá lo por os ter em consideração. Talvez isso signifique fazer o único andamento com os trombones no início do ensaio ou dar-lhes um horário específico para comparecer. Com uma Orquestra amadora com vários ensaios espalhados ao longo de muitas semanas, poderá dar aos metais e percussão uma noite de folga se eles não tiverem muito que fazer. Isso é muitas vezes melhor do que tê-los sentados sem fazer muito mais do que causar alguma perturbação! 

Precisa, pois, de pensar quanto tempo de ensaio irá ser necessário para cada peça relativamente às  outras. Em parte, isso resumir-se-á à duração, mas também à dificuldade e ao nível de familiaridade. Um bom ponto de partida é calcular a quantidade total de tempo de ensaio e alocá-lo proporcionalmente a cada peça. Por outras palavras, atribua um determinado tempo de ensaio a cada peça com base na duração da música. Poderá então fazer ajustes em função da dificuldade e da familiaridade. Lembre-se de que um ensaio de 3 horas não corresponde a 3 horas de tempo de  ensaio – anúncios, boas-vindas, afinação e pausas, tudo isto precisa de ser considerado. Voltaremos a isso com maior detalhe em capítulos posteriores, mas aqui fica um exemplo simples:

Tem 4 ensaios de 2,5 horas – isso não significa que tem 10 horas / 600 minutos de tempo de ensaio!  Vamos deduzir 15 minutos para uma pausa e 5 minutos de afinação e anúncios, de modo que são 130 minutos “reais” por ensaio e 520 no total. 

Aqui está um exemplo de cronograma de ensaio que ilustra o tipo de detalhe que profissionais e aspirantes a músicos profissionais esperam receber.

Gestão do Tempo no Ensaio

(reserve 10 a 15 minutos para esta atividade) 

Tem três peças para executar no concerto, uma abertura, uma sinfonia e um concerto, e quatro ensaios de 130 minutos ‘reais’ cada. Como planearia e alocaria o seu tempo de ensaio? 

Discussão

Aqui fica uma sugestão de como gerir o tempo. Tem três peças no concerto. Depois de calcular quantos minutos atribui a cada peça de acordo com a sua duração, decide que está bem para a Sinfonia, mas para a Abertura já será complicado, por isso vai buscar algum tempo ao Concerto.

 Duração Minutos de ensaio
proporcionais

Minutos de ensaio ajustados
Abertura10 minutos6590
Concerto30 minutos195170
Sinfonia40 minutos260260
Total80 minutos520520

Durante o ensaio, tente sempre cumprir a programação e certifique-se de que pode sempre ver que horas são. Muitos maestros preferem não usar relógio durante a direção, portanto, certifique-se de que pode ver um relógio ou tenha uma aplicação no seu telefone que mostre as horas. Num contexto profissional, não lhe será permitido continuar para além do tempo de ensaio previsto, mas em todas as situações é sinal de cortesia respeitar os prazos acordados. Uma boa dica é tentar terminar o que precisa de fazer 5 ou 10 minutos mais cedo. Se as coisas não correrem completamente de acordo com o que planeou terá conseguido arranjar algum tempo de recuperação, se tudo estiver bem, pode sempre terminar mais cedo e ganhar mais amigos!

Scroll to Top