Observação, leitura geral
A próxima etapa é examinar toda a partitura em busca de secções ou alterações importantes. Cada obra e cada partitura tem a sua própria aparência. Prossiga para localizar secções grandes que podem ser delimitadas por:
- Disposição real da instrumentação na partitura (nalgumas partituras de Banda, por exemplo, os fagotes são escritos abaixo dos saxofones, enquanto que noutras são escritos entre os oboés e clarinetes)
- Linguagem usada para indicações expressivas
- Barras duplas de compasso e sinais de repetição
- Grandes alterações de textura e densidade
- Termos que designam mudanças de estilo
- Mudanças de tonalidade
- Diferenças em tamanho entre secções ou andamentos
- Mudanças de compasso
Analisar a Sinfonia “Drumroll” de Haydn
(reserve pelo menos uma hora para esta atividade)
Procure a edição da Eulenburg da Sinfonia N.º 103 de Haydn no site do ISMLP
Explore este andamento procurando diferenças na textura ao longo do mesmo. A pauta está pouco preenchida com notas de valor mais lento ou muito preenchida com passagens constantes de semicolcheia? Há alterações na textura ou na aparência de secção para secção, e essas alterações estão também relacionadas com mudanças dinâmicas?
Discussão
Repare que, ao longo deste andamento, as secções pouco preenchidas e texturizadas são orquestradas usando as cordas, exceto em seis compassos: compassos 138 e 139, 141 e 142 e 220 e 221. Repare como Haydn não acompanha a mudança de ritmo e de secção para “Allegro con spirito” com uma mudança visível na orquestração, mantendo uma textura leve até ao compasso 48, em que usa toda a Orquestra pela primeira vez na peça. Este é um exemplo de mudança abrupta e muito contrastante de textura, muito diferente da opção de composição usada entre os compassos 102 e 109, em que Haydn constrói um tutti orquestral gradualmente. Tome nota dessas e outras grandes observações que fez e depois verifique se elas se alinham com algum evento especial em termos da estrutura formal da peça.