Exercício de Feedback e Autoanálise
A abordagem de cada pessoa para a liderança será diferente e pode ser difícil descobrir exatamente como melhorar esse aspeto. A sua intuição é, obviamente, uma ferramenta importante, assim como o relacionamento que tem com os músicos que trabalham consigo. Tente obter feedback sobre esse assunto de alguém em quem confie, além de descobrir se gostou do seu tempo para o final ou das suas sugestões de arcadas no andamento lento.
Exercício de Autoanálise
(reserve pelo menos 30 minutos para a primeira parte desta atividade, mas revisite-a várias vezes)
Faça um exercício de autoanálise sobre os seus atributos de liderança. Dê a si mesmo uma pontuação de 1 a 10 em cada um dos sete atributos desta secção e peça a amigos e colegas que conheçam o seu trabalho que façam o mesmo. Isso irá ajudá-lo a descobrir onde podem estar os pontos fracos. Espere seis meses ou um ano e repita o exercício.
Finalmente, o YouTube é um ótimo lugar para explorar mais este tópico.
Há uma excelente Ted Talk do maestro Itay Talgam:
No vídeo abaixo, o muito engraçado, mas também muito astuto TwoSet Violin, discute acerca do papel dos maestros:
Há uma excelente série de DVD chamada Rehearsal and Performance na editora Euroarts e muito desse material está disponível online.
A liderança é uma parte crucial de se ser um maestro. Há muitos indivíduos que terão de lidar com um maestro à medida que ele desenvolve uma carreira – agentes, diretores de orquestra, líderes de orquestra, dirigentes sindicais, instrumentistas. Em breve, encontrará mais material sobre a psicologia da direção e entrevistas em vídeo com vários profissionais que lidam com maestros na secção Careers Office do site ConductIT.