Aprofundar
Poderá já ter analisado alguns elementos quando fez a primeira leitura da partitura. Por exemplo, poderá ter observadonotado o grupo a que se destina – o número e tipo de instrumentos e/ou vozes, se havia partes solistas e assim por diante. Outros elementos exigirão um exame mais detalhado. Os elementos superficiais do ritmo, como o tempo e o compasso assinalados no início, são imediatamente óbvios, mas os aspetos mais subtis das relações rítmicas entre as partes irão exigir uma atenção mais profunda. Há interrupções no tempo (pausas ou fermatas)? Mudam durante a peça (accelerando/rallentando)? Há secções que existe alguma uma relação rítmica, métrica ou de tempo de umas para outras? Vamos dar um exemplo de um elemento: estrutura.
Refletir sobre a estrutura
(reserve cerca de 10 minutos para esta atividade)
Quais são os elementos da macroestrutura que precisa de ter em conta? Que componentes mais pequenos são importantes e como é que eles podem ajudá-lo a entender a música? Como interpreta a estrutura deste andamento?
Discussão
Para entender a macroestrutura de um andamento, precisa de ter uma ideia clara da sua organização formal geral, por exemplo, forma sonata (também designada de princípio ou forma sonata allegro). Os componentes mais pequenos são as secções que constituem essa estrutura – a exposição, desenvolvimento e recapitulação. Mais pequenas ainda são as subsecções – o primeiro e o segundo temas que compõem o material temático do andamento e as passagens que os ligam. Dividindo isto ainda mais, podem ver-se frases e motivos e relações entre eles.